Toyota planeja fazer automóveis híbridos no Brasil

Prius começa a ser produzido em 2018, diz jornal japonês

toyota-prius-g O Brasil se tronará o terceiro país a fabricar o híbrido Toyota Prius fora do japão. Segundo uma reportagem publicada no jornal japonês “Nikkei Asian Review”, a produção começará em 2018. Esses modelos combinam um motor com convencional (a gasolina, álcool, diesel ou flex) com outro motor elétrico, reduzindo drasticamente o consumo e as emissões.

O texto diz que a Toyota do Brasil está negociando os governos federal e paulista um “tratamento preferencial” para fazer o modelo no país.

A idéia é usar as instalações da Toyota em São Bernardo do Campo para montar 1.500 Prius, a partir de componentes importados do Japão. Com isso, os híbridos poderiam ser vendidos aqui a preços menores, além de conseguir facilidades tributárias na exportação para outros países da América do Sul.

Se os planos derem certo, o Prius marcará o início da produção brasileira de carros híbridos.
Hoje, os Prius são feitos no Japão, na China e na Tailândia. No Brasil, custa R$ 114.350,00. Com preços alto, o modelo teve apenas 400 unidades vendidas, desde que chegou aqui em 2013. Em São Paulo, há cerca de 150 Prius em uso com táxi. A Tendência que este número aumente à medida que surgem estímulos fiscais que estimulem o uso de carros ecologicamente corretos.

Fonte: Jornal O Globo